DISTRITO DE MARISTELA - SP

Conheça um pouco mais ...

E. F. Sorocabana (1905-1971)FEPASA (1971-1998)



A estação já sem telhado, portas e janelas, em 1986. Foto do relatório da Fepasa.


Ruínas da entrada principal da estação, em 19/06/1998.


Maristela Distrito de Laranjal Paulista, SP
Linha-tronco - km 191,375 (1931)

Inauguração: 1913 com trilhos
Uso atual: em ruínas

Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.

A ESTAÇÃO: Aberta em 1913 como posto telegráfico km 206, recebeu o nome de Maristela anos depois, em 01/11/1919. Em 1920, as condições da estação eram péssimas, pois a estação era "um pardieiro", de acordo com o relatório do Estado, novo dono da Sorocabana a partir daquele ano. Provavelmente com um novo prédio construído nos anos seguintes, a estação fica junto a um pequeno bairro afastado de Laranjal. Em 1986, o prédio já estava em ruínas; hoje, não existe mais, tendo sobrado apenas a plataforma, um pequeno cubículo e restos da escadaria de entrada da estação.

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/m/maristela.htm